O universo anime em pauta! Puxe uma cadeira e venha prosear com antigos entusiastas da cultura asiática.

Você não está autenticado.

#1 03-07-2011 21:32:36

Master
Membro

Debate: O que torna um anime um sucesso

Acho pertinente, iniciar um debate sobre o que faz o sucesso de um anime, ainda mais agora que entrou em vigor a Lei Nova sobre animes e mangás, na minha opinião, os principais ingredientes na ordem são esses:

- Uma boa história;
- Um bom Character Design;
- Uma boa qualidade de animação,
- Bom marketing e licenciamentos;
- No caso de Shounens, boas lutas são imprescindiveis;
- No caso de Shoujos, uma boa hístória em primeiro lugar e muito romance;
- No caso de comédias, boas piadas e gags
- Para todos: nada de fillers e enrolação.

O que acho desnecessário e provavelmente muita gente vai discordar:

- Cenas Ecchis, Fanservice e Lolicon em excesso, muita gente gosta e tem público fiel, mas não acho imprescindivel num anime, mesmo nas comédias;
- Apelação, seja em violência ou cenas fortes, deixando claro, não sou contra cenas sangrentas e/ou fortes, elas aumentam a emoção e a adrenalina dos animes, mas sem exageros desnecessários e sem sentido;

Que inicie o debate!!!

#2 04-07-2011 03:57:58

Yagami
Membro

Re: Debate: O que torna um anime um sucesso

[blue]Essa lei nv mudou nd,continua td a msm coisa XD

#3 04-07-2011 07:31:48

netin
Membro

Também acho dispensável os itens que você mencionou como 'desnecessários'.

#4 04-07-2011 20:50:42

Robotmonster
Membro
De: Parnamirim Fantasy

Eu tenho preferencia por animes com historias complexas, ficcão cientifica, conspirações, com reviravoltas que mudam totalmente o curso da trama e principalmente, criativas. Ou comedias sem clichês. Quase sempre esses animes se destacam em suas temporadas e fazem muito sucesso.

Se atender meu gosto pessoal, não ligo em ver pantyshots, banho de sangue ou design infantil no anime.

Que tal alem de opinarem o que torna um anime um sucesso, citarem 5 animes que foram marcantes pra voces na ultima decada?

#5 04-07-2011 22:53:57

Master
Membro

Robotmonster escreveu:

Eu tenho preferencia por animes com historias complexas, ficcão cientifica, conspirações, com reviravoltas que mudam totalmente o curso da trama e principalmente, criativas. Ou comedias sem clichês. Quase sempre esses animes se destacam em suas temporadas e fazem muito sucesso.

Se atender meu gosto pessoal, não ligo em ver pantyshots, banho de sangue ou design infantil no anime.

Que tal alem de opinarem o que torna um anime um sucesso, citarem 5 animes que foram marcantes pra voces na ultima decada?

Para mim isso é fácil, os que mais gostei, em termos de série, da última década foram:

- Mushishi;
- Planet Survival;
- Blood+
- Death Note
- Dennou Coil
- 12 Kingdoms

#6 05-07-2011 03:59:36

Robotmonster
Membro

Do falecido Animax eu listaria Death Note e 12 Kingdoms em 4° e 5° Lugar.

Dos que eu assisti na internet, Bakemonogatari e Madoka Magica estão na minha lista de favoritos em 1° e 2° e coloco Cowboy Bebop em 3° pra fechar o TOP 5 pub do anime.  ;D

Existem outros animes, filmes e OVAs que eu gostei muito de assistir e ainda estão na minha memoria, mais esses 5 representam melhor meu gosto pessoal.

#7 05-07-2011 07:31:57

netin
Membro

Sério, gostaram tanto daquele 12 kingdoms? Achei tão fraquinho..
Assim como 'Planet Survival'.
Mushishi reconheço que não é fraco, o problema está comigo em não gostar desse estilo paradão...

Bom, diferentemente do robotmonster eu me importo com o "design infantil no anime", ainda mais se envolver o design infantil e personagens femininnas pagando calcinha. Não gosto de animes assim.

Aliás, meu 'pré-conceito' sobre K'on, mencionado no tópico próprio, envolve justamente isso.

#8 05-07-2011 15:23:23

Riven Hanzo
Membro

Eu gostei de Planer Survival mas bem que a Luna poderia ter ficado com o Kaworu sempre quis que o caso deles tivesse tido explorado.Aindo vou baixar todos os episódios pro meu PC.Só tenho até o quarto ou o quinto.

#9 05-07-2011 17:27:14

Master
Membro

netin escreveu:

Sério, gostaram tanto daquele 12 kingdoms? Achei tão fraquinho..
Assim como 'Planet Survival'.
Mushishi reconheço que não é fraco, o problema está comigo em não gostar desse estilo paradão...

Bom, diferentemente do robotmonster eu me importo com o "design infantil no anime", ainda mais se envolver o design infantil e personagens femininnas pagando calcinha. Não gosto de animes assim.

Aliás, meu 'pré-conceito' sobre K'on, mencionado no tópico próprio, envolve justamente isso.

Planet Survival é legal para quem quer ver um anime descompromissado, com boa animação e uma história boa.

12 Kingdoms é perfeito do início ao fim, bom character design, profundos mergulhos na psique dos personagens que literalmente caem no abismo e depois se levantam com muita força, mudando o mundo a sua volta, além da história ser excelente com boas lutas mais pro final do anime e ótimos personagens que prendem sua atenção, pena que ficou incompleto, faltou solucionar muitos mistérios ou pelo menos deixar mais claro o que aconteceu com alguns personagens, mas também devemos considerar que nem todas as Light Novels em que foi baseado foram adaptadas para o Anime e principalmente, a história ficou incompleta nestas mesmas Light Novels.

#10 05-07-2011 19:03:28

Yagami
Membro

netin escreveu:

[blue]Bobeira isso,o que mais tem em anime eh moe e ñ gostar de uma série soh por isso sem nem ter visto acho uma completa idiotice u.u

#11 05-07-2011 19:13:09

Party Cat
Membro
De: Santos, SP

Acho que vocês esqueceram do principal:
Historia facil, que pareça original, facil de indentificar, bom design e boas jogadas de propaganda.
Faça isso e tera um anime de sucesso.

#12 05-07-2011 19:34:19

Master
Membro

Yagami escreveu:

[quote author=netin link=topic=1560.msg20755#msg20755 date=1309858317]Bom, diferentemente do robotmonster eu me importo com o "design infantil no anime", ainda mais se envolver o design infantil e personagens femininnas pagando calcinha. Não gosto de animes assim.

[blue]Bobeira isso,o que mais tem em anime eh moe e ñ gostar de uma série soh por isso sem nem ter visto acho uma completa idiotice u.u

O problema principal não é esse , é o uso indiscriminado desse expediente assim como Fanservice, Lolicon e Ecchi nos animes atuais, uma grande parte ds estreias das temporadas recentes, usa muito esse tipo de coisa, muitas vezes sobrepondo a história, que é deixada em segundo plano, há exceções, como em tudo que é produzido na industria cultural, mas são casos isolados que só confirmam a regra geral. Usar esse tipo de coisa é fácil para pegar audiência, sexo vende, isso é um fato incontestável mas cadê as boas histórias que raramente dão as caras na atual produção de animes, eu sei que é preciso garimpar muito para achar algo que preste mas atualmente nem assim se acha algo bom, a mediocridade e as fórmulas fáceis dominaram o mercado japônes de animes.

#13 05-07-2011 21:28:03

Robotmonster
Membro

Party Cat escreveu:

Historia facil, que pareça original, facil de indentificar, bom design e boas jogadas de propaganda.

Malditos narutards...  big_smile

#14 06-07-2011 21:34:58

Lelouch Lamperouge
Membro
De: Rio Grande do Sul

Party Cat escreveu:

Eu concordo plenamente com o Party Cat, tem que ter uma história boa,nada fora do contexto, sem enrolação, por isso que prefiro os animes curtinhos de 13 a 26 episódios.

#15 07-07-2011 15:30:45

Party Cat
Membro
De: Santos, SP

Lelouch Lamperouge escreveu:

Eu concordo plenamente com o Party Cat, tem que ter uma história boa,nada fora do contexto, sem enrolação, por isso que prefiro os animes curtinhos de 13 a 26 episódios.

[img width=604 height=453]http://s3.amazonaws.com/kym-assets/photos/images/original/000/131/351/eb6.jpg?1307463786[/img]

#16 07-07-2011 17:11:05

Robotmonster
Membro

Lelouch Lamperouge escreveu:

hahahaha...

Manolo, ele ta falando desses animes que são feitos pra vender brinquedos e doces no ocidente... like Bakugan and Pokemon.

#17 12-07-2011 22:01:46

le_
Moderador

O maior problema do fanservice na minha opinião, é que ele acabou sendo 'banalizado' e agora ele serve de grude pra juntar um punhado de elementos e fazer um anime qualquer pra ser exibido nas madrugadas e vendido em homevideo sem censura uns meses depois (ao preço de um dos meus rins).

Eu até acho legal um fanservice ou outro no meio do anime.
Vale destacar que eles estão presentes a muito tempo nos animes, por exemplo Gunbuster (1988) que tem várias cenas de fanservice, mas não era algo que fosse usado pra desviar a atenção de toda a obra.

Mas confesso que achei AIKa (exibido pela Locomotion) incrível, inclusive tenho o DVD americano da versão remasterizada. xD
Porém não tive o mesmo hype em relação ao prequel que lançaram 10 anos depois, AIKa R-16, que conta a história da Aika quando ela estava com 16 anos (antes ela tinha 26).

Yagami escreveu:

[color=blue]Essa lei nv mudou nd,continua td a msm coisa XD

A minha impressão, era que não ia mudar mesmo, porque pelo que eu tinha entendido a lei não era de proibir mas sim de regularizar onde a pra quem cada tipo de produto iria ser distribuído.

Nisso é quase até mais vantajoso pras produtoras, porque aumentou consideravelmente o número de animes exibidos "pré-censurados" na TV, o que torno um motivo a mais pra que sejam vendidos mais unidades em DVD/BD pra otakada.

netin escreveu:

Porém K-ON tá num nível diferente de moe, pois ele não envolve nenhum fanservice propriamente dito.
Ele é de meninas bonitinhas fazendo coisas engraçadas.
É quase um nível de Azumanga Daioh, mas deixaram um pouco de lado a comédia mais pastelão e deram mais ênfase para que elas ficassem mais 'fofas'.

Já sobre meus tops, fica difícil colocar num ranking por ordem, mas acho que estaria com séries com que me apeguei a história ou os personagens.
Acho que alguns dos que mais se destacam foram:

Initial D
Sempre torci o nariz pro design feio, mas continuava baixando mesmo sem sequer assistir, na época de ouro dos sites de download (os arquivos eram rareados em 60 arquivos de 3mb e hospedados no kit.net xD).
Mas num sábado sem nada pra fazer, resolvi colocar pra assistir. Fiquei impressionado e terminando um episódio eu já queria colocar outro pra assistir e foi assim quase de uma vez só que eu acheguei até o episódio 18, que era onde o fansub ainda estava.
As 'batalhas', as músicas... o jeito e a hora certa de terminar cada episódio me fez ficar vidrado no anime.
Depois disso, nunca mais quis julgar um anime pelo character design...

Hajime no Ippo
Mais um caso de um anime que sabe o ponto exato de terminar cada episódio e fazer a gente ficar ansioso pelo próximo. Devido a isso, assisti boa parte do anime em maratonas.
Acho que foi um dos melhores shonen que eu vi nos últimos tempos e que não me decepcionou no meio do caminho.
Aguardo pela continuação do New Challenger.

Dos que passaram por aqui, acho que listaria...

Twin Spica
Apesar a animação ser meio pobre, exibiram com panscan (era 16:9 e cortaram os cantos pra ficar 4:3) e a dublagem ter vários novatos (a Marika hoje em dia dubla beeem melhor), me apeguei bastante à história.
Olhando agora, ao contrário da versão mangá, a Asumi do anime é bem menos atrativa, então acho que o que me fez gostar foi o mundo da história em si mesmo (e a Asumi pequenininha =P).

Planet Survival
Desligar o cérebro e se divertir assistindo.
Um anime simples, sem poderes especiais e sem personagens perfeitos.
Apenas um grupo de crianças tentando sobreviver num mundo diferente usando apenas a "tecnologia", seja ela antiga (como fazer fogo) ou construir barcos voadores (era barco mesmo, né? lol).
Além disso, tinha uma animação muito bem feita, e apesar de ser 4:3, parece que foi animado em alte definição (ou pelo menos, quase isso).

Mushishi
Apesar de parado, muitas das coisas que são citadas durante o episódio, possuem ligação com o que está acontecendo, então era legal, enquanto estava assistindo descobrir o que estava se passando.
A animação era bonita e os personagens eram carismáticos.

Death Note eu lembro de ter gostado bastante na época que vi pela primeira vez (e ainda não terminei de ver dublado), mas quando fui ler o mangá, deu uma sensação de "boring", não sei se foi por já saber o que aconteceria ou se foi preguiça de ler mesmo... =/

Heat Guy J, não lembro exatamente o motivo, mas acho que era por que simpatizei com o Daisuke e seu jeitão desleixado.
Quero ver se assisto de novo qualquer hora, porque não lembro de muita coisa. (também comprei o DVD importado, e era o último item disponível nas Amazon da época =P)

Ainda quero assistir Dennou Coil, que a propósito vai ser lançado em Blu-ray perto do final do ano.

#18 13-07-2011 00:40:31

Robotmonster
Membro

Vou fazer um exemplo bem interessante de que as vezes os fans implicam com "Arte e Design" como se fosse o fator mais importante no sucesso de um anime.

Ume Aoki, conhecido por seu design estranho de personagens com cabeça desporporcional semi-retangular, foi zoado na epoca que Hidamari Sketch apareceu na TV, muita gente implicou com o estilo dele.

200px-Hidamari_Sketch.jpg230px-MadokaBD.jpg

Tempos depois, eis que o mesmo Ume Aoki aparece novamente com seu design trabalhando em Puella Magi Madoka Magica, as criticas milagrosamente sumiram ou diminuiram muito.

No final, a diferença é o contexto do anime em si e por ultimo a arte, Crayon Shin-chan que o diga.

#19 13-07-2011 13:31:52

le_
Moderador

A primeira coisa que estranhei em Madoka foi justamente o design dos personagens...

Porém eu acredito que o design moe de Madoka influenciou bastante no sucesso do anime.
Tipo, a Shaft aproveitou isso, que se popularizou muito após K-ON, e fez esse design se encontrar com situações que nunca aconteceram em animes semelhantes.

É quase o que aconteceu com Bokurano, que utilizou o esquema de digi-escolhidos terem que encarar a vida e a morte de forma fria e crua.
Mas Madoka teve a vantagem de ser uma produção original em anime, contar com o estilo alternativo do Shaft e ter o moe pra ajudar a chamar a atenção, que resultou em todo o hype e sucesso atual.
Sem o moe, acho que o anime não teria chego no nível que chegou.

Claro que isso é a impressão que tive até onde eu assisti (ep. 6).

Rodapé do site